Resolução do erro “The request failed or the service did not respond in a timely fashion” ao iniciar serviços do Sharepoint

Publicado: 18 de janeiro de 2013 em SharePoint
Tags:

Olá pessoal,

Muitas vezes encontramos os seguintes erros ao tentar iniciar serviços do Windows ( especialmente quando são serviços usados pelo Sharepoint ):

  1. ‘Error 1053: The service did not respond to the start or control request in a timely fashion.’
  2. ‘Error 7000: The <ServiceName> failed to start due to the following error: The service did not respond to the start or control request in a timely fashion.’
  3. ‘Error 7009: Timeout (30000 milliseconds) waiting for the <ServiceName> service to connect.’

Qual a causa do erro?

Existe um Manager do Windows chamado Microsoft Windows Service Control Manager que controla o estado de todos os serviços do Windows e por padrão ele aguarda a resposta do serviço por  30 segundos. Caso o serviço não responda, uma das mensagens acima será exibida.

Em algumas situações, geralmente quando usamos máquinas virtuais, encontramos este problema e, uma das formas de resolver é alterando o valor default de 30 segundos para um valor maior. Podemos fazer isso criando alterando o registro do Windows conforme abaixo:

  1. No menu iniciar digite regedit e tecle enter;
  2. Vá para a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control e crie um novo valor DWORD32 com o nome ServicesPipeTimeout;
  3. Clique com o botão direito do mouse no novo valor criado e selecione Modify;
  4. Selecione decimal e especifique 160000 e então ok;
  5. Reinicie o computador

O procedimento acima sobrescreve o valor padrão do Windows, permitindo assim, especificarmos um valor maior de acordo com nosso ambiente.

Abraço,

Demétrio Silva

Anúncios
comentários
  1. George Lucas disse:

    Olá Demétrio, Estou com o mesmo problema no meu Servidor com Windows Server 2008 R2, onde trabalho em uma pequena escola de informática utilizando sistemas interativos para instruir as aulas, estamos implementando uma política de segurança da informação e modernizando a TI a empresa agora está aderindo o uso do AD, no entanto, visando a inicialização do sistema interativo sem necessidade de logon adicionei o programa (.exe) como serviço via terminal e utilitário nativo SC, mas depois disso começou a apresentar o mesmo problema abordado no seu artigo, mesmo já realizando os procedimentos apresentados no mesmo. E agora? O sr. tem uma Luz aí para mim orientar, pois gostaria de limitar o acesso dos professores ao servidor, e iniciar esse serviço regularmente sem necessidade de logon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s