Tunning no SharePoint com o Developer Dashboard

Publicado: 21 de janeiro de 2016 em Virtual PASS BR
Tags:

Introdução

Apesar do nome sugerir, esta ferramenta não é específica para desenvolvedores. Developer Dashboard é um recurso do SharePoint que ajuda os desenvolvedores a rastrear problemas de performance em componentes customizados ou não em uma página.  

Seu uso é muito comum por desenvolvedores, pois possibilita que o mesmo repasse as informações das consultas SQL aos DBAs para tunning. Possibilitando que os DBAs realizem um tunning nas consultas do SharePoint.

A página do dashboard é carregada no endereço do site, no link http://url_do_seu_site/_layouts/15/devdash.aspx

Tempo que a página levou para carregar, quais componentes foram carregados, as consultas SQL executadas ( duração, plano de execução, etc. ), correlation id, logs ULS são exemplos de informações exibidas no dashboard.

Por padrão, este recurso é desabilitado e este artigo vai mostrar como configurar e habilitar esta feature. Vale lembrar que o Developer Dashboard não pode ser usado na Central Admin.

Configuração

O Developer Dashboard requer que o Service Application “Usage & Health Data Collection” esteja configurado. Os passos abaixo mostram como verificar se o recurso está ou não configurado:

1 – No menú iniciar, abra a console “SharePoint 2013 Management Shell” conforme figura 1

Figura 1 – Abrir console PowerShell

2 – Com a console aberta, execute o script abaixo conforme figura 2

Figura 2 – Script 

O script acima cria o Service Application. Caso o mesmo já exista, mesmo com outro nome, ele gera um erro.

O próximo passo é habilitar o Developer Dashboard. Copie e cole o script abaixo na mesma console do passo 2 e tecle enter:

$service = [Microsoft.SharePoint.Administration.SPWebService]::ContentService
$dd = $service.DeveloperDashboardSettings
$dd.DisplayLevel = “On”
$dd.Update() 

obs.: para desativar o Developer Dashboard basta executar novamente o script acima, trocando $dd.DisplayLevel = “On” por $dd.DisplayLevel = “Off”.

Por questões de performance, após realizar o throubleshooting, desabilite o Developer Dashboard.

Veja a execução do script na figura 3:

Figura 3 – Habilitando o Developer Dashboard


Visualizando o Developer Dashboard

Neste momento, já temos o Developer Dashboard configurado. Os passos abaixo mostram como visualizar os dados na página, bem como, ilustra algumas de suas funcionalidades.

1 – Abra qualquer site da Farm. Neste exemplo, usamos o site http://palestras2013. No canto superior direito, clique no ícone “Iniciar painel de desenvolvimento” conforme figura 4

Figura 4 – Iniciar painel de desenvolvimento

2 – Após o passo anterior, será aberto um pop-up igual ao da figura 5

Figura 5 – pop-up do painel

Na guia “Solicitações”, podemos ver cada requisição às páginas no SharePoint. Basta clicar na solicitação desejada para que o painel mostre as informações sobre a mesma. No exemplo abaixo, clicamos na chamada à página “http://palestras2013/SitePages/Como Usar esta Biblioteca.aspx?AjaxDelta=1&isStartPlt1=1405695726064”, conforme figura 6

Figura 6 – Página requisitada

Na Figura 6, dentro da aba “Informações do Servidor” temos dois grids:

a) “Estatísticas da Solicitação” – Com um resumo da solicitação. Exibe informações como Hora de Início, Duração Total para carregar a página, Servidor, Usuário, etc. 

b) “Estatísticas Agregadas” – Nela podemos ver o resumo das consultas SQL executadas, exibindo o número de consultas, duração total das consultas, etc.

Seguindo para a aba “ULS”, podemos ver todas as entradas no log referentes à página que estamos analisando. Isso é fantástico, uma vez que o painel já faz o filtro no log e nos mostra tudo que está ocorrendo na página e foi registrado no log.

Na figura 7, podemos ver o log ULS

Figura 7 – ULS

Outra guia interessante é a SQL. Nela podemos ver o tempo de execução de cada consulta, o plano de execução, comando T-SQL, estatísticas de IO e algumas outras informações úteis.

A figura 8 mostra a guia SQL:

Figura 8 – SQL

Para visualizar mais informações sobre a consulta, basta clicar no nome da mesma. A figura 9 mostra as informações exibidas ao clicar na consulta “SELECT t1.[Tim”:

Figura 9 – Informações da consulta

Ao clicar em plano de execução, também podemos ver e/ou salvar o plano gerado para a consulta. 

Existem diveras outras abas no painel que mostram informações úteis. Para mais informações acesse o link: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj219701(v=office.15).aspx.


Conclusão

 

Este artigo mostrou como configurar o Developer Dashboard, uma ferramenta essencial para os desenvolvedores em SharePoint. Também mostramos algumas de suas funcionalidades.

Esta é apenas uma das diversas maneiras que o SharePoint nos fornece para analisar o ambiente e ajustar a performance da Farm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s