Tamanho dos discos faz diferença?

Publicado: 1 de março de 2016 em SQL Server, Virtual PASS BR
Tags:

Fala galera, decidi criar este post justamente por ser muito comum eu chegar em um cliente e o mesmo afirmar que o vendedor do storage falou para ele que discos de 2.5 são mais rápidos do que os de 3.5 por precisar rodar menos para obter os dados.

Sim! Sim, vocês leram bem, mas por mais que isso parece exagero eu tenho escutado muito dos clientes que discos de 2.5 de 10K RPM são mais rápidos do que os discos de 3.5 de 15K RPM. A principal afirmação dos vendedores é que discos menores leem os dados mais rápido.

Bem, sempre falei para meus clientes que não existia relação alguma entre isso mas nunca havia conversado com algum especialista em storage para me dar uma referência um pouco mais detalhada sobre o assunto. Conversando com um amigo na especialista em storage, que participou de projetos de storage da IBM em órgão público onde obteve prêmio de melhor parceiro IBM da America Latina, ele me explicou um pouco mais sobre o assunto e irei compartilhar o texto que ele me enviou:

“É uma comparação difícil de ser feita. Os discos de 2.5 foram concebidos para serem econômicos (energia e espaço). As primeiras gerações inclusive vinham com pouca cache.

São discos feitos para situações distintas. Os de 3.5, por serem maiores podem acomodar mais “pratos”, mas requerem mais energia. Então hoje é mais comum ver esses discos apenas com grandes capacidades. É difícil encontrar discos similares para se comparar, pois cada um foi concebido com um propósito.

Já foram feitos testes para ver se há alguma diferença de desempenho entre discos de 2.5 e 3.5 de um mesmo fabricante (Hitachi) e com características similares. Os de 3.5 se saíram um pouco melhores em termos de desempenho (IOPS e MB/s). Mas os discos de 2.5 têm muitas vantagens, como baixo consumo de energia, pouca dissipação de calor e ,claro, ocupam menos espaço.

Nada garante que o mesmo teste realizado com discos de outro fabricante vai dar resultados iguais.

Segue link com um teste: http://www.tomshardware.com/reviews/enterprise-storage-sas-hdd,2612.html“.

É isso aí pessoal, mais um mito desfeito.

Abraço,

Demétrio Silva


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s