Power BI – 5: Gráfico de Mapa

Publicado: 16 de abril de 2016 em Power BI, Virtual PASS BR
Tags:

Olá pessoal, dando continuidade à série sobre Power BI, a idéia é criar uma espécie de curso gratuito sobre o mesmo, iremos agora criar um gráfico utilizando o visual do tipo “Mapa”.

Para isso, abra o arquivo chamado “Projeto Power BI” que salvamos no quarto post da série e em seguida crie uma nova aba chamada Gráfico Mapa conforme abaixo:

image

Agora, na aba do Gráfico de Mapa, no menu Campos, canto superior direito, selecione a coluna Quantidade da tabela Vendas. Neste caso, o Power BI Desktop cria um gráfico de Coluna Clusterizado com o somatório da coluna Quantidade da tabela Vendas.

image

Agora, selecione o campo País na tabela Vendas e veja que o Power BI Desktop gera um gráfico de quantidade vendida por País

image.

Agora, para mudar o gráfico para o tipo Pizza, basta selecionar o gráfico do tipo Mapa no menu Visualizações conforme abaixo:

image

Neste caso, o Power BI Desktop mapeou a coluna País para o campo legenda do mapa e isso não produz o efeito desejado ( Quantidade vendida por país no mapa ). Para alterar basta clicar e arrastar o campo País da coluna legenda para a coluna Local.

image

Após isso nós teremos o mapa exibindo os dados corretamente:

image

Algo interessante que podemos configurar em qualquer gráfico são as propriedades visuais. Estas propriedades podem ser acessadas no menu Visualizações, em um símolo parecido com um lápis conforme abaixo:

image

Ao clicar no item acima a tela abaixo é exibida:

image

Note que no menu Visualizações temos agora várias propriedades referentes ao gráfico como Titulo, Borda, etc. Bem parecido com a formatação dos gráficos que existe no Excel.

Clique na propriedade Titulo para expandir o menú conforme abaixo:

Note que esta propriedade é exibida no gráfico:

image

Altere para Qtd por país e veja que o valor alterado reflete no gráfico:

image

Agora vá na propriedade “Rótulos das Categorias” e configure-o como “Ligado”. Veja no gráfico abaixo que o PowerBi Desktop agora exibe os rótulos de categorias no mapa.

image

Salve o arquivo, pois ele será usado no próximo post da série.

Veja os demais posts da série https://demetriosilva.wordpress.com/2016/04/18/power-bi-curso-gratuito/ .

Um abraço e até a próxima.

Demétrio Silva

Anúncios
comentários
  1. Qualidade disse:

    Como devo cadastrar o endereço? (ex: rua?)

  2. Qualidade disse:

    Amigo, obrigado. Com endereço completo consegui (rua, bairro, município e cidade).
    Comecei a mexer no programa ontem e por isso as dificuldade. Apesar de simples estou tentando agora agrupar excluindo as ruas.
    Em breve dou feedback.

    Grato

  3. Qualidade disse:

    Realizei a hierarquia por País, Estado, Cidade, Município e Bairro… no mapa ficou agrupado por município… estou um pouco confuso. Troquei as ordens e não obtive sucesso.

  4. Olá,

    Qual a sua dúvida?

    Abraço,

    Demétrio Silva

  5. Qualidade disse:

    Olá.
    Tenho uma tabela de colaboradores com diversos dados. Utilizei concatenar no próprio excel para deixar em ordem rua, bairro, município, estado e país. E consigo realizar o gráfico de mapa perfeitamente. O que eu gostaria seria o agrupamento por bairro. Tentei o óbivio para mim que seria a mesma fórmula tirando a rua. Ao realizar esse procedimento, não obtenho êxito.
    *Usando a fórmula com a rua, o texto fica desta maneira: RUA SETE – SARACURUNA, RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil. Sem a rua: SARACURUNA – RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil.

    Desde já agradeço pela ajuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s