Olá pessoal, dando continuidade na série sobre Power BI, iremos abordar um dos temas que acho mais interessantes na plataforma Power BI: Azure Power BI Embedded ou apenas Power BI Embedded.

Basicamente este serviço permite que qualquer empresa use as visualizações dinâmicas do Power BI dentro de seus aplicativos. Por exemplo, se sua empresa possui um ERP voltado ao gerenciamento de escolas, é possível incluir relatórios do Power BI dentro do seu ERP, sem necessitar de login adicional, tornando o acesso transparente para o usuário final.

Não confunda! Existe outra funcionalidade do Power BI, chamada Publicar na Web, que basicamente gera um link público para o seu relatório e você pode disponibilizar este link em qualquer site ( PHP, Java, .NET, etc. ), visto que, é uma tag IFrame ( Power BI Embedded também usa IFrame ). Um exemplo da funcionalidade Publicar na Web pode ser visto aqui.

Como você pôde ver, a funcionalidade Publicar na Web é interessante, porém não atende a necessidade de alguns clientes que precisam disponibilizar os dados de acordo com o cliente que está utilizando o ERP (ou qualquer outro software). Por exemplo, no caso do ERP da escola, a Escola Maria Joaquina ( nome fictício ) só pode ter os dados exibidos para os usuários/funcionários da Escola Maria Joaquina. Em contrapartida, a Escola João Matheus ( nome fictício ) só pode ter os dados exibidos para os usuários/funcionários da Escola João Matheus. O Power BI Embedded foi criado justamente para este tipo de cenário.

“Com o Power BI Embedded, você pode criar relatórios interativos e visualmente impactantes com os dados de seu aplicativo no Power BI Desktop — sem precisar escrever nenhum código. Explore com facilidade os dados de seu aplicativo por meio de uma tela de forma livre do tipo “arrastar e soltar” e produza modelos de dados avançados usando fórmulas e relações. Escolha entre uma grande variedade de visualizações de dados modernas do Power BI prontas para uso ou crie visuais personalizados usando tecnologias de software livre, como D3 e Web GL, para suas necessidades de relatório. Visualize conjuntos de dados muito grandes diretamente de uma grande variedade de fontes em nuvem, como Banco de Dados SQL do Azure e SQL Data Warehouse do Azure, usando o DirectQuery para garantir que seus dados permaneçam sempre atualizados, sem precisar movê-los para o Power BI.”

Alguns clientes que já adotaram o Power BI Embedded em seus softwares:

Nintex – www.nintex.com / http://pt-br.nintex.com/
Conhecida empresa desenvolvedora de softwares para o SharePoint. Adotou o Power BI Embedded como ferramenta de relatórios dos seus sistemaswww.nintex.com

http://pt-br.nintex.com/company/news-press/news-archive/2016/nintex-leverages-microsoft-power-bi-to-deliver-better-business-insights-to-customers

Demais cases internacionais abaixo:

Capture

Veja abaixo o depoimento de alguns clientes:

“Fomos capazes de inserir facilmente a análise de dados em nossa solução, o que oferecerá aos clientes um nível mais alto de business intelligence em seus principais processos.”
Alain Gentilhomme, Diretor de Tecnologia, Nintex

“O Power BI oferece uma experiência rica e imersiva para os usuários do Integrate, permitindo que eles visualizem e analisem dados em um local, de maneira simples e intuitiva… Usando o Power BI, o Integrate oferece uma solução econômica e escalonável que atende às exigências de BI sempre crescentes.”
Paul Maher, Diretor de Tecnologia, Integrate na Milliman

“A nova funcionalidade incorporada ajudará a SOLOMO a expandir nossos serviços de relatório Desempenho de Eventos e Atribuição de Marketing e levar análises ricas com base em localização para nossos clientes 70% mais rapidamente, para que eles possam tomar decisões que aumentam o ROI de marketing de maneira mais eficaz. O Power BI Embedded nos oferece a funcionalidade de criar e publicar relatórios dinâmicos no Insight Portals da SOLOMO do nosso cliente com a capacidade de controlar a segurança do acesso às informações para o tomador de decisões de marketing correto.”
Liz Eversoll, CEO, SOLOMO Technology

Neste link você pode ver o Power BI Embedded em ação

https://microsoft.github.io/PowerBI-JavaScript/demo/

Note que na opção Scenario 4: Custom Filter Pane é possível visualizar um relatório do Power BI com filtros customizados. No Power BI Embedded é possível deixar os filtros customizados conforme padrão de seus sistemas:

image

Gostou da funcionalidade e deseja levar para dentro do seu Software?

Recentemente ministrei um treinamento aos sábados e domingos (sim domingo) para um cliente que desejava implantar o Power BI Embedded em seu Software e foi um sucesso. Ao final do treinamento tivemos um dos módulos do sistema já integrado ao Power BI (ou Power BI integrado ao sistema? Smile).

Esta semana fui acionado por outro cliente que deseja um treinamento parecido, neste caso para “Embutir/Embarcar” o Power BI em seu software, que foi criado em Delphi.

Em breve estarei disponibilizando um curso específico para isso, de forma que a abordagem consiga uma abrangência em mais de uma linguagem de programação, provando a facilidade e flexibilidade do Power BI Embedded. Entre em contato: demetrioi@hotmail.com

Veja os demais posts da série https://demetriosilva.wordpress.com/2016/04/18/power-bi-curso-gratuito/ .

Um abraço e até a próxima.

Demétrio Silva

Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/services/power-bi-embedded/

Anúncios
comentários
  1. Rogério Nascimento disse:

    O grande problema é que o power BI tem q ficar hospedado no servidor da microsoft, ou seja preciso liberar acesso externo das minhas bases de dados, o que não acontece por exemplo no DataZen , onde posso configurar um servidor local.

    • Já foi anunciado que o Power BI será disponibilizado on-premises. Ainda não há data fixa, mas já foi anunciado que virá.

      Atualmente o Power BI possui a funcionalidade do Gateway, que permite deixar os dados on-premises e os dashboards na nuvem, com acesso criptografado, sendo bem seguro. Inclusive, já implementei o Power BI em um banco de grande porte neste formato.

      Eu não adotaria o Datazen em novos projetos, visto que, o mesmo foi descontinuado e parte do código do mesmo foi usado no novo SSRS.

      Agradeço pela colaboração e visita ao site.

      Abraço,

      Demétrio Silva

  2. Rogério Nascimento disse:

    Muito bom saber, parabéns pelo trabalho 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s